Shiatsu
A ciência avança
cada dia mais na área da saúde. Hoje, através de exame de DNA, podemos identificar
e até mesmo prever doenças que somos portadores e que podem se manifestar a
qualquer momento. Desse modo, vamos vivendo sem maiores cuidados; até que somos
acometidos por algum mal que podíamos ter evitado com a prevenção.
Essa ¨grande
descoberta¨, a medicina oriental já citava em termos remotos. Há milênios, os
budistas já sabiam disso: eles alertavam que já nascemos portadores de 108
doenças e procuravam orientar as pessoas para a prevenção. Já se preocupavam
com a qualidade de vida.
No mundo de
hoje, está faltando à consciência corporal. O corpo fala e grita. Só que o
homem não escuta. O corpo está pedindo para normalizar, mas o dono do não
deixa.
A dor é a
principal manifestação de que algo não está bem e, também é o último recurso para
chamar a atenção para seus problemas de saúde. Antes da dor, há porém, muitas
outras manifestações visíveis como sinal de alerta: a postura, a pele, a
expressão facial, inchaços e uma infinidade de detalhes que passam desapercebidos
pela maioria das pessoas.
A diferença
da visão oriental, é que ela trabalha coma prevenção, não deixando com que a
doença se manifeste. Infelizmente, as pessoas chegam até a terapia quando já está
doente, e isso dificulta a cura.
Atitudes que
devemos tomar: primeiramente tomar consciência da situação e procurar mudar
seus hábitos alimentares, fazendo assim que o seu intestino funcione bem;
cuidar da postura, praticar exercícios e dormir bem, tendo um sono reparador, o
sono promove a regeneração física e mental; produz energia para enfrentarmos
cada novo dia. Dormir bem é sinônimo de longa vida.
Para quem não
consegue dormir bem, o Shiatsu é de grande valia; pois relaxa profundamente,
fazendo com que o organismo se recupere.
O Shiatsu
pode ter diversas aplicações que vão desde problemas de rim, dificuldades de
evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago. O tratamento de
problemas psicossomáticos e emocionais tais como depressão e baixa auto-estima
também têm excelentes resultados através da prática do Shiatsu, que também pode
ser uma ótima opção de terapia coadjuvante em casos de câncer.
Durante a prática do Shiatsu, várias partes do
corpo do paciente são alongadas e comprimidas para melhorar o fluxo energético,
a circulação sanguínea, a flexibilidade e a postura. A pressão é feita tanto
com as mãos do terapeuta quanto com os braços, antebraços e até mesmo com os
cotovelos, enquanto o paciente permanece deitado ou sentado. No entanto, para
ser eficaz, o Shiatsu requer sensibilidade do terapeuta para influenciar
positivamente sobre a qualidade da vitalidade do paciente, refletindo força e
harmonia na circulação do Qi.
Através do
Shiatsu, podemos manter a saúde, recuperar as nossas energias e evitar que sejamos
a nova categoria de doentes, ¨os doentes sadios¨, com as doenças latentes, ávidas
para nos atingir.
Faça Shiatsu
e seja uma pessoa saudável!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário